OBJETIVOS DO CURSO

1. Objetivo geral

Formar profissionais qualificados, através do ensino superior de qualidade, para exercer as funções do magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na gestão educacional e em espaços não escolares contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural da região.

2. Objetivos específicos
Os objetivos específicos do curso de Pedagogia da FNG, assim como determinam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, Resolução CP/CNE n. 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, estará apto a:

a. reconhecer a ação educativa como prática social de intervenção e transformação da sociedade;
b. compreender a dimensão pedagógica da prática educativa com seus aspectos distintos e inter-relacionados – à docência, a iniciação científica e a extensão, como objeto de estudo e referência para a aprendizagem e atuação do pedagogo;
c. compreender os aspectos políticos, pedagógicos e epistemológicos como constitutivos do planejamento e do exercício da ação educativa formal e não formal;
d. promover a inclusão em seu sentido mais amplo, mantendo uma atitude de respeito à diversidade;
e. apreender o significado e as funções das diferentes modalidades de avaliação – do ensino, da aprendizagem, do currículo e das instituições de ensino;
f. considerar o conhecimento e todos os valores éticos, estéticos, morais, políticos e científicos que lhe são inerentes, como conteúdo que confere significado às relações sociais e culturais que se estabelecem nas ações educativas;
g. perceber a escola em suas dimensões política, pedagógica e administrativa, como instituição responsável pela transmissão cultural do conhecimento entendido como patrimônio científico, acumulado ao longo da história, e pela revisão crítica que promove o avanço ético, estético, moral e científico desse patrimônio;
h. compreender a realidade educacional por meio do estágio supervisionado.
i. trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.
j. garantir o estudo de conteúdos específicos da respectiva área de conhecimento ou interdisciplinares, seus fundamentos e metodologias, bem como conteúdos relacionados aos direitos humanos, diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, Língua Brasileira de Sinais (Libras), educação especial e direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

 


© 2015 Faculdade do Norte Goiano. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Matheus Ribeiro Marques.

FNG - QUALIDADE - SERIEDADE - FUTURO - Tel: (62) 3367-1090