Biblioteca Cora Coralina

Apresentação

A Biblioteca Cora Coralina da FACBRAS recebe esse nome em uma justa homenagem a poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes, escritoras brasileiras.

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”

O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.

Cora Coralina

Missão

Organizar, preservar e disseminar a informação para a produção do conhecimento, dando suporte às atividades educacionais, científicas, tecnológicas, culturais e de fomento à pesquisa da FACBRAS .  Atuar como depositária da produção intelectual gerada pela comunidade acadêmica.Preservar o acervo histórico da Biblioteca com finalidade de dar fomento à pesquisa. Contribuir para formação de cidadãos capazes de gerar o desenvolvimento da sociedade.

Consulta ao Acervo

O acervo pode ser consultado por meio do catálogo eletrônico, por meio do Site.

1 – Funcionamento

O Sistema de Biblioteca Cora Coralina é aberto ao público acadêmico e à comunidade em geral para consulta ao acervo. O empréstimo domiciliar é facultado aos alunos, egressos, docentes e funcionários que estiverem devidamente cadastrados nos sistema de empréstimo da biblioteca.

2  Cadastro

O Cadastro dos usuários da Biblioteca Cora Coralina é realizado via integração de dados entre Sistema Acadêmico e Sistema da Biblioteca.

3 – Consulta

No Acervo é de acesso livre.

No balcão de empréstimos e no balcão de informações da biblioteca há terminais de computadores exclusivos para a consulta ao acervo, a biblioteca também disponibiliza 10 tablet para uso local dos usuários conforme solicitados.

4 – Empréstimo

A quantidade de exemplares a serem emprestados e os prazos de devolução variam de acordo com a categoria do usuário e o tipo de material, conforme quadro abaixo:

CATEGORIA TIPO DE MATERIAL QTDE PRAZO
Aluno de Graduação Livros 03 07 dias
Aluno de Pós-Graduação Livros
CD-ROM
03
02
15 dias
03 dias
Funcionário LivrosDVD/CD-ROM 03
02
02
07 dias
03 dias
02 dias
Professor LivrosDVD/CD-ROM 05
02
02
30 dias
03 dias
03 dias

5 – Setores da Biblioteca

  • Guarda-Volumes e Conferência de Empréstimos;
  • Setor de empréstimos;
  • Sala de Multimídia e Acesso à Internet;
  • Seção de Periódicos;
  • Seção de Referência;
  • Salão de leitura;
  • Espaço para estudo individual.

6  Contato da Biblioteca

Email: biblioteca@fng.edu.br

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

1 – INFORMAÇÕES GERAIS
                                                                                                                                         

A Biblioteca Cora Coralina, disponibiliza recursos tecnológicos, espaço físico, serviços e acervos, para atender a comunidade acadêmica em suas pesquisas e dar suporte ao desenvolvimento dos cursos ministrados na instituição e ao público externo previamente cadastrado.

2 – DA INSCRIÇÃO

Todos os alunos matriculados, professores e funcionários estão inscritos na biblioteca. Basta apresentar o seu cartão para utilizar-se dos serviços oferecidos pela Biblioteca.

A Biblioteca está aberta para o público em geral para consulta e empréstimo.

3 – ATENDIMENTO

Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª das 13h30min às 22h30min

4 – MATERIAIS DISPONÍVEIS

Livros, revistas, jornais, DVDs, mapas, CD-roms.

5 – CONSULTA

O  acervo é de livre acesso as estantes.

A Biblioteca é informatizada e dotada de sistema de fácil operação, o usuário poderá consultar, por autor, título e assunto às informações do acerco geral, para fazer empréstimo.

6 – SALAS DE CONSULTA E ESTUDO

A Biblioteca está equipada com condições físicas e mobiliárias para estudo individual e em grupo e demais atividades de pesquisa e estudo.

7 – EMPRÉSTIMO

Empréstimo local e domiciliar: disponível a todos os usuários cadastrado na biblioteca.

Não será permitido empréstimo domiciliar de obras de referência, publicações reservadas para uso dos cursos e publicações de uso local.

Cada leitor poderá retirar 3 (três) títulos diferentes.

O prazo de empréstimo estabelecido é de 7 (dias) dias corridos, podendo, a critério da coordenação da Biblioteca, ser estendido ou reduzido quando interesses pedagógicos ou científicos da comunidade acadêmica assim o determinarem.

O usuário deverá apresentar o seu cartão de identificação e assinar o comprovante de empréstimo onde constam os dados das obras retiradas com as respectivas datas de devolução.

8 – DEVOLUÇÃO

O usuário deverá

Devolver as publicações até a data limite do empréstimo.

Deverá apresentar o comprovante de empréstimo para o registro da devolução.

Danos e extravios de publicações emprestadas são da responsabilidade de quem os retirou, cabendo-lhe pagar o valor de mercado da publicação ou reposição da mesma.

9 – MULTA

A não devolução da publicação na data prevista no comprovante acarretará multa por dia e por publicação, a ser estipulado.

O valor correspondente à multa deverá ser recolhido na tesouraria da Instituição.

O cálculo do valor da multa é baseado no número de dias de atraso (dias corridos) multiplicado pelo número de publicações emprestadas.

10 – RENOVAÇÃO DE EMPRÉSTIMO

O empréstimo só poderá ser renovado:

                   . Mediante a apresentação da obra.

                   . Caso não haja reserva da obra

11 – RESERVA

No caso de reserva, os livros serão mantidos à disposição do solicitante pelo prazo de 24 horas, a partir de sua chegada à Biblioteca.

Quando houver diversas reservas para o mesmo livro, elas serão atendidas por ordem cronológica da data e hora do pedido.

SERVIÇOS AOS USUARIOS

üConsulta Local ü  Normalização Bibliográfica
üEmpréstimo Domiciliar ü             Levantamento de Acervo
üServiço de Referência ü             Pesquisa Bibliográfica
üTreinamento de Usuários ü            Espaço multimídia
ü  Visitas Orientadas ü             Catalogação na  Fonte

Consulta Local:

A consulta é de livre acesso ao Acervo Geral e à Seção de Referência.

Empréstimo Domiciliar :

A quantidade de materiais emprestados e os respectivos prazos para a devolução variam de acordo com a categoria do usuário e o tipo de material emprestado, conforme consta no guia do usuário.

Serviço de Referência :

A Biblioteca Cora Coralina dispõe de bibliotecários e funcionários treinados para orientar os usuários em caso de eventuais dúvidas.

Treinamento de Usuários :

Ao iniciar cada semestre, a biblioteca oferece um treinamento aos calouros informando sobre os recursos e serviços oferecidos pela unidade de informação, com o objetivo de interagir a comunidade de calouros das Centro de Educação de Inhumas com a Biblioteca Cora Coralina, despertando assim, desde o início da carreira acadêmica, o interesse pela leitura e a pesquisa. O treinamento poderá também ser oferecido para outras turmas, mediante agendamento prévio.

Visitas Orientadas :

Acompanhamento de visitas por uma equipe de funcionários da biblioteca que primeiramente faz uma palestra sobre Biblioteca Cora Coralina e logo após uma visita em suas instalações físicas.

Espaço  multimídia e informática:

São colocados à disposição de alunos, funcionários e professores da instituição, computadores, exclusivos para pesquisas, com acesso à Internet.

Normalização Bibliográfica

Auxílio quanto à normalização de trabalhos científicos e uso das normas da ABNT. A orientação é feita mediante agendamento prévio na seção de referência.

Levantamento de Acervo :

Recupera informações existentes sobre um determinado assunto, em qualquer tipo de documento existente na Biblioteca Cora Coralina, mediante a solicitação do usuário.

Catalogação na Fonte

Elaboração de fichas catalográficas.

COMISSÃO DE SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

A política de seleção constitui se um processo sério e fundamental na formação de um acervo de qualidade, nesse contexto, a política de seleção e desenvolvimento da Biblioteca Cora Coralina, visa atender os objetivos de ensino pesquisa e extensão dos cursos oferecidos.

A cada semestre ao reiniciar o processo de seleção, a bibliotecária faz uma rápida análise escrita da situação da Biblioteca, considerando: os objetivos da Instituição, currículos dos cursos oferecidos, número de alunos matriculados e número de professores, acervo existente, atualização do acervo, número de consultas por assunto e por curso, numero de empréstimos, metas propostas e atingidas.

A comissão de seleção é constituída pela bibliotecária, professores de cada curso, coordenadores de cursos, coordenação pedagógicas, direção e alunos. A biblioteca conta com um documento próprio para a seleção e desenvolvimento da coleção.

Biblioteca virtual:

Apresentação

A biblioteca virtual é um instrumento alternativo para ampliar as condições de busca, disponibilidade e recuperação de informações de forma globalizada, quantitativa e qualitativa.

Telefones

Atendimento geral:
(62) 3367-1090
Whatsapp Comercial:
(62) 3367-1090

Ouvidoria Institucional
Endereço

Endereço: R. 07, 21, Porangatu - GO, 76550-000.

Mais que educação, transformação social.

A Faculdade UniBRAS Norte Goiano utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Com esta autorização estamos aptos para coletar tais informações e utilizá-las para tais finalidades. Você pode consultar nossa política de privacidade e política de cookies.